domingo, 7 de julho de 2013

A NECESSIDADE DE ESTAR VESTIDO



Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para não andar nu, e não se veja a sua vergonha. Apoc 16: 15



Desde que Adão e Eva comeram do fruto da árvore proibida, os seres humanos (generalizando) têm sentido vergonha de aparecer despidos em público. Até mesmo aqueles que têm pouco ou nenhum contato com a civilização, normalmente usam algum tipo de tanga para cobrir-se.

Alguma vez você já sonhou ter aparecido nu em público? A maioria já teve esse sonho. Recentemente, um amigo meu sonhou que estava nu em sala de aula. Podemos imaginar-lhe o constrangimento. Seu professor olhou-o dentro dos olhos, chamou-o pelo nome e lhe fez uma pergunta sobre a lição. Quando ele respondeu que não sabia, o professor mandou-o embora, sem-cerimônia.

Meu amigo diz que sabe como se sentiu o homem da parábola de Jesus sobre o traje nupcial, quando o rei entrou e viu-o impropriamente vestido ( Mat 22:2-13). Era culpa dele mesmo, pois o rei havia providenciado trajes para todos.

Apocalipse 3: 17-20 descreve Jesus batendo a uma porta. O indivíduo atrás da porta é descrito como alguém que alega ser rico, abastado e que não precisa de coisa alguma. A verdade, porém, é que ele é "infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu" (grifo acrescentado). A condição de tal pessoa não corresponde à sua alegação. Finge não precisar de nada, mas no fundo do coração sabe que está pelado. Podemos entender sua relutância em abrir a porta, mas a solução do problema está com Aquele que espera ser recebido dentro da casa.
Em seu sonho, meu amigo parecia não ter forma de sair daquele apuro. Mas graças a Deus, enquanto o dia da salvação não chega, os pecadores podem aceitar as "vestiduras brancas" oferecidas pelo Anfitrião celestial, para que se vistam e não seja manifesta a vergonha de sua nudez (ver Apoc 3: 18).

Como Tratar um Transgressor
Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o, com o espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Gál. 6:1.

Walter B. Knight, autor de um livro de ilustrações, relata que certo membro de igreja cometeu grave pecado, tendo tocado ao pastor o dever de lidar com o problema. Levou-o à comissão da igreja. Todos concordaram com o fato de que o pecado era hediondo. Uma irmã da comissão, furiosa, disse que aquele era um tipo de pecado do qual ela jamais seria culpada. Todos os outros membros da comissão, com exceção de um, concordaram com ela: ninguém seria apanhado cometendo aquele pecado específico. O membro que foi exceção declarou que, se tivesse sido tentado, poderia ter caído mais baixo ainda.

Quando a comissão resolveu que o irmão transgressor devia ser visitado, para se tratar do seu erro e de sua situação perante a igreja, o pastor escolheu levar consigo o membro da comissão que admitiu que poderia ter pecado ainda mais gravemente. Disse o pastor: "O irmão parece ser o único, entre nós, que tem o devido espírito para visitar nosso irmão em pecado e restaurá-lo à comunhão da igreja e aceitação do Senhor."

Quando lemos Gálatas 6:1, torna-se evidente que com demasiada freqüência, em nosso trato com pecadores, deixamos de seguir o princípio e manifestar o espírito requerido pelo texto. "Mas", poderia objetar alguém, "como é que uma pessoa pode reprovar o pecado se admite que poderia ter feito coisa pior ainda? 

Uma pessoa deve pelo menos estar acima daquele pecado em particular; caso contrário, não tem autoridade moral."

Isso pode ser verdade, mas abordar um pecador com essa atitude "sou-mais-santo-que-você" (ver Is 65: 5) vai apenas afastá-lo para mais longe ainda. Se já houve alguém que teve o direito de tratar pecadores com tal espírito, essa pessoa foi Jesus, que nunca pecou. E o curioso é que Ele jamais usou essa abordagem! 

(Ver João 8: 3-11.)

Fique na Paz!

Ir. Renato

19 comentários:

  1. Acabei de encontrar este lindo blog muito abençoado por Deus,e verifiquei que aqui ha vida e que é mais
    uma ferramenta para levar a palavra de Deus.
    Parabéns pelo maravilhoso blog.

    gospelrn.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus continue te abençoando amado irmão, são com as verdades bíblicas e testemunhos é que vamos mudar a vida de pessoas incrédulas.

      Excluir
  2. Graça e paz!

    Quero parabenizá-lo pelo blog. Eis aqui mais um espaço de edificação e saber. Que Deus lhe abençõe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ricardo
    Paz

    Estou por aqui.
    Tem reflexão? Tem edificação? Tem submissão?
    "Tô contigo"
    N'outro dia, um heresiarca embusteiro declarou, dizendo-se sábio, que é tolice desrespeitarmos a autoridade, referindo-se a pastor apóstata, infelizmente, em evidência. Pergunto, baseado em seu texto: Um homem abjeto e sem moral, apenas com autoridade posicional (ilegítima) deve ser respeitado?!?!
    Voltarei,
    Seu conservo nAquele que nos amou primeiro
    Excelente este seu espaço virtual. Prossiga.
    Alberto

    ResponderExcluir
  4. Me encantó el nombre de tu blog y entré
    Un placer leerte

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor querido, venho agradecer sua visita, e é claro que aceito seu convite. Obrigada me visitar. Que Deus possa continuar lhe usando. Eu tenho dois blogs um onde também divulgo a palavra,e outro de escritos poéticos onde eu creio que seja um dom que Deus me deu. No da palavra eu não posto sempre, porque eu faço a obra de Deus em minha igreja constantemente,eu posto mais no de escritos poéticos que é um momento que eu tiro pra mim. Desde já agradeço sua visita. Beijos! Fernanda Oliveira

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor
    Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.
    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Renato, a Paz!
    Que Deus continue te abençoando poderosamente para que possais pregar a Palavra a todos que dela necessitam ouvi-la e aprendê-la. Já estou seguindo o seu blog e serei um leitor assíduo do mesmo. Parabéns pelo trabalho na Obra de Deus. Abraços, Thiago!

    ResponderExcluir
  8. Querido Renato paz de Cristo, vi o seu comentário em nosso blogger,e venho agradece-lo pela visita já estou seguindo o seu blogger, se quiser siga o meu também ficarei muito grato http://verdade-queliberta.blogspot.com.br/ Que Senhor te bendiga em tudo.

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor querido irmão em Cristo.

    Muito obrigado pelo seu gentil comentário. Fizemos as coisas para a honra e glória do Senhor Jesus Cristo, no entanto a alegria é nossa.

    Gostei muito do seu artigo acima, pois hoje não se dá o devido valor as coisas de Deus, dizendo que aquilo era para aquela época, e também do seu comentário sobre expormos os links blogs dos queridos irmãos.

    Vou criar no meu os links e certamente o do irmão será um deles.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog, irmão Renato.

    Que o Senhor Jesus continue te usando para combater o engano dos prazeres desse mundo, assim como a religiosidade que também tem confundido a muitos para que não entendam a Verdade do Evangelho de Cristo.

    Tenho uma boa notícia:
    JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!!

    Um abraço do Discípulo de Cristo,
    J.C.de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
  11. Bom dia de segunda feira, vim deixar
    um abraço desejar uma bela semana
    E que seu feriado seja cheio de alegrias
    Agradeço sempre sua amizade que adoro
    Bjusss com carinho, um belo post adorei
    Rita!!!!º° ✿彡

    ResponderExcluir
  12. Acabei de encontrar seu blog. Te desejo q Deus continue
    abençoando seu ministério aqui. Já estou seguindo aqui, quero
    te convidar para conhecer os meus dois cantinhos, será um enorme prazer. Fica na paz.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante, avalie os artigos; meditando em cada linha, pois estas mensagens foram postadas para edificação do Corpo de Cristo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...